BADMINTON


O badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e um espaço dividido por uma rede, o badminton possui suas peculiaridades. Em vez de uma bola, é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Ao contrário do que se possa imaginar, a volante atinge velocidade superior à de uma bola de tênis, podendo chegar a até 300km/h.

A modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. Praticado por homens, mulheres e crianças, o badminton é considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.

Em 2016, a UNIP participou da primeira seletiva estadual, mas, com o vice-campeonato paulista, não obteve a vaga do estado para o primeiro campeonato nacional da modalidade, que teve início no mesmo ano nos JUBs realizados na cidade de Cuiabá (MT), em que apenas o campeão estadual obteve vaga.

Já em 2017, no campeonato paulista, os atletas da UNIP conquistaram três das quatro vagas disputadas. Em Goiânia (GO), a modalidade fez parte dos JUBs Gerais, e a UNIP conquistou sua primeira medalha de ouro nas duplas mistas. Nossa delegação foi composta pelos alunos Felippe Curry (ouro dupla mista, prata dupla masculina e bronze individual); Vinicius Gori (prata dupla masculina) e Mariana Freitas (ouro dupla mista, prata individual e prata dupla feminina).

Em 2018, foram realizados os JUBs da modalidade na cidade de Vitória (ES). Novamente a UNIP obteve ótimos resultados, com os alunos Felippe Curry (ouro dupla mista, ouro dupla masculina e bronze individual); Vinicius Gori (ouro dupla masculina); e Mariana Freitas (ouro dupla mista e ouro individual).

Em 2019, a UNIP teve o melhor ano do badminton nos JUBs de Brasília (DF), conquistando três medalhas de ouro nas duplas (dupla mista, dupla feminina e dupla masculina), além de medalhas no individual. Nossas conquistas: Felippe Curry (ouro dupla mista, ouro dupla masculina); Vinicius Gori (ouro dupla masculina, prata dupla mista, bronze individual); Mariana Freitas (ouro dupla mista, ouro dupla feminina, prata individual) e Jeisiane Carvalho (ouro dupla feminina, ouro individual, prata dupla mista).

Em 2021, foram realizados os JUBs da modalidade na cidade de Brasília (DF). Com ótimos resultados, Vinicius Gori (ouro dupla mista); Jeiseane Alves (ouro no individual, dupla mista e dupla feminina e Mariana Freitas (ouro dupla feminina).

Em 2022 os JUBs são realizados novamente em Brasília (DF) e a atleta Jeiseane Alves conquista a medalha de ouro.

Nos anos de 2023 e 2024 só deu UNIP. Ouro no individual masculino com Welton Menezes, ouro nas duplas com o mesmo Welton e o aluno Pedro Menezes.

Atleta destaque da modalidade, o ex-aluno Guilherme Prado (Educação Física no Campus Chácara Santo Antônio) foi pentacampeão nacional e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

icon

Fale com a Atlética UNIP


@atleticaunip

O Departamento de Esportes – Atlética UNIP fica no Campus Indianópolis e é responsável pela área de esportes da Universidade Paulista em todo o Brasil.