FUTEBOL DE CAMPO MASCULINO
Na modalidade esportiva número 1 de nosso País, a Universidade Paulista possui tradição e muitos títulos, sendo considerada uma das favoritas em todas as competições que disputa, do calendário estadual , nacional e internacional.
Além dos títulos conquistados, a equipe de futebol de campo masculino da Universidade Paulista obteve vaga na FISU University World Cup Football 2019, sendo a primeira instituição de ensino superior a representar o Brasil em uma competição internacional da modalidade.
Na FISU University World Cup Football, que, realizada na cidade de Jinjiang – China, em 2019, foi a primeira copa do mundo universitária de futebol, a UNIP terminou sua participação na honrosa sétima colocação, entre os principais times de futebol do mundo.
O maior título veio em 2023. Na FISU University World Cup Football, que também foi realizada na cidade de Jinjiang – China, a UNIP foi campeã mundial.
O Futebol de Campo Masculino da UNIP obteve muitos títulos no Campeonato Paulista Universitário e cincoo conquistas nacionais, tendo sido campeão em Brasília (DF), em 2001; Palmas (TO), em 2016; São Paulo (SP), em 2018; Caruaru (PE), em 2019 e Rio Verde (2022).
Já no âmbito internacional, foi medalha de prata em São Paulo (2019) no FISU Pan-Americano Games, evento que contou com a participação de equipes do Paraguai, da Colômbia, Argentina, Costa Rica, dos EUA, do Uruguai e Chile. O Ouro veio no México (2022) e o Bronze no Uruguai em (2024).
O Futebol Masculino firmou parceria no esporte de alto rendimento, com a equipe do Grêmio Osasco Audax, a partir de 2016, e os alunos-atletas envolvidos foram importantíssimos para as conquistas estaduais, nacionais e internacionais mais recentes.
A modalidade teve técnicos de grande destaque, como Roberto Stival “Bebeto”, Alexandre Oliveira “Alê”, Maurício Salgado “Bari” e Fábio Rogério “Fumaça”.
Entre os atletas destaques, estão Fernando Lima e Leonardo Ribeiro (convocados para a Seleção Brasileira para a disputa da Universíade de Pequim em 2001); Igor Milioransa (convocado para a Seleção Brasileira para a disputa da Universíade de Napóles em 2019, em que foi vice-campeão, conquistando uma medalha inédita para o Brasil nessa modalidade); os goleiros Felício Oswaldo Picoli, que jogou no SC Corinthians sendo Campeão Brasileiro em 1990 e Guilherme Kasper, ex-goleiro das categorias de base do CR Flamengo e que foram diversas vezes campeões pela UNIP; além de André Ricardo Barbosa (conhecido como Andrezinho, o ex-jogador profissional e campeão paulista pelo Sport Club Corinthians Paulista que está em nosso hall da fama).